Primeiro, o que é um CHATBOT?
Em sua definição livre na Wikipédia:
“Chatbot (ou chatterbot) é um “programa de computador” que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. O objetivo é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador. Após o envio de perguntas em linguagem natural, o programa consulta uma base de conhecimento e em seguida fornece uma resposta que tenta imitar o comportamento humano.”
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chatterbot
Como um Chatbot pode ajudar na minha empresa?
Além de ser um aliado importante do marketing digital, o chatbot pode ser usado de diversas formas, onde as principais são:
Atendimento ao Cliente
Este é sem dúvida o uso mais popular para a ferramenta, é possível utilizar em chats de atendimento em websites, Facebook, Instagram e etc.
Com ele é possível realizar o atendimento completo ou até filtrar todas as informações necessárias antes de direcionar para o setor correto.
Automação de Vendas
Um outro uso bem legal do chatbot, é a automação de vendas.
Vamos supor que você venda um determinado produto, por exemplo um modelo de Notebooks, é possível automatizar o atendimento nos canais de vendas, configurar o bot para apresentar as especificações técnicas e todos os principais benefícios do seu produto, e para finalizar caso a pessoa sinalize que tem interesse ela pode ser transferida para um atendente de vendas ou até então o próprio chatbot finalizar a venda.
Pesquisa e Captação de informações
Transforme pesquisas de satisfação em diálogos, capte mailing, interesses e informações de seus clientes através de chats em websites e no Facebook
Reservas e Agendamentos
Utilize o poder do chatbot para automatizar reservas em restaurantes, pousadas e hotéis, e até facilitar o agendamento em clinicas médicas e veterinárias.
Suporte
Outro uso bem comum é para oferecer suporte aos usuários de um produto ou serviço. Através de perguntas frequentes é possível oferecer respostas para sanar dúvidas e até mesmo solucionar problemas.
O céu é o limite
Existem dezenas de aplicações para um bot, quase todos os processos podem ser automatizados, eliminando a necessidade de resolução de pequenos problemas, más que custam um bom tempo no final do mês.
Vantagens
Além de melhorar o relacionamento com os clientes, o uso do chatbot pode trazer diversas vantagens para o seu negócio. Confira:
Redução de custos
Com o chatbot é possível resolver diversas demandas sem precisar da mão de obra humana.
Qualidade no atendimento
O chatbot pode esclarecer dúvidas, vender, realizar pesquisas e enviar informações relevantes para os clientes, 24h por dia, 7 dias da semana, garantindo agilidade no atendimento e a satisfação do consumidor.
Personalização
A empresa pode personalizar o chatbot de acordo com o perfil e necessidade do seu público-alvo. Outro ponto ainda mais interessante é que não é necessário enviar o mesmo conteúdo para toda a sua audiência. Com o chatbot também é possível programar envios segmentados de acordo com cada persona da empresa, garantindo campanhas ainda mais eficientes.
E então, gostou das funcionalidades incríveis?
Agora que você já sabe o que é um chatbot e as suas principais aplicações, entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso para a sua empresa.