O que é um subdomínio e quais as suas vantagens
Ao construir um site, investir em um domínio único e fácil é o primeiro passo para iniciar a sua jornada digital. A partir de um domínio é possível realizar a criação de subdomínios, neste artigo vamos abordar as vantagens e possibilidades dessa técnica.
O que é um subdomínio?
Um subdomínio é uma extensão de um domínio, que usa palavras ou frases específicas para ajudar a direcionar o tráfego. As extensões de subdomínio aparecem como: “subdominio.dominio.com.br” por exemplo: “newsletter.nork.com.br” ou “landing.nork.com.br”.
POR QUE USAR UM SUBDOMÍNIO?
O uso de subdomínios tem algumas vantagens, seja para fazer páginas e ações especifícas separadas do seu site, ou se você estiver recolhendo dados e estátisticas de algum nicho ou novo produto.
Melhorar o rastreamento e a coleta de dados
Um dos maiores benefícios do uso de subdomínios em um site é a capacidade de melhorar os recursos gerais de coleta e rastreamento de dados que você possui. Ao segregar conteúdo e criar várias seções para seu site que podem ser facilmente rastreadas individualmente.
Usar subdomínios para melhorar o rastreamento é uma maneira de você saber o que está funcionando melhor em seu site e quais áreas precisam de um pouco de atenção e melhorias.
REALIZAR AÇÕES E CAMPANHAS SEPARADAS POR NICHOS E PÚBLICOS
Ao criar sites separados com o uso de um subdomínio, você pode expandir o público-alvo e segmentar a demografia que está alcançando. Usar subdomínios é uma ótima maneira de atrair usuários de diferentes regiões, aqueles que falam idiomas diferentes ou mesmo aqueles que estão interessados em conteúdo, serviços ou produtos totalmente novos de sua empresa e marca.
Por exemplo: Se você possui uma loja de roupas online, mas está expandindo para linha home, você pode usar um subdomínio relacionado para ajudar a atrair e rastrear pessoas interessadas em explorar seu catálogo de acessórios para casa, como home.seudominio.com.br.
Quando usar um subdomínio
- Quando você precisa fornecer um site diferente para celulares, por exemplo: mobile.dominio.com.br;
- Realizar lançamento de produtos de nicho;
- Testar a aceitação de um novo produto ou serviço;
- Atingir regiões especificas com conteúdos diferentes;
- O site precisa apresentar conteúdos diferentes em outras linguas;
- Você precisa de um blog e o seu site atual não oferece suporte;
- Você precisa de uma loja virtual e o seu site atual não oferece suporte;
- Aplicativos e ferramentas extras da sua empresa;
CUIDADO COM O EXCESSO
Embora subdomínios adicionais possam ajudar os principais mecanismos de pesquisa a encontrar seu site para indexar, é sempre importante não criar subdomínios inúteis ou com spam. Subdomínios vazios ou subdomínios gerados automaticamente não terão tanto peso quanto subdomínios com significado real e propósito real. Para que os subdomínios ajudem a impulsionar o SEO do seu site, é essencial garantir que sejam subdomínios genuínos e autênticos com conteúdo real e exclusivo.